Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Viana do Castelo, Portugal

Função:

O edifício da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo apresenta dois pisos divididos estruturalmente em duas zonas distintas. Uma (zona 1) apoiada continuamente ao nível do piso 0 da fundação, e outra (Zona 2) que se apoia em duas colunas em L e na zona 1, libertando o espaço inferior conforme pretendia a arquitetura.

O esquema estrutural adotado consiste em uma grade de treliça ao nível de cobertura suportada pela zona 1 do edifício e em duas cruzadas metálicas que sob o 1º andar se transformam em dois L’s que por razões arquitetônicas possuem uma das abas colocadas no menos inconveniente, produzindo trações no lado externo desta aba. Esta grade metálica suspende por escoras o piso da biblioteca que consiste em uma estrutura mista de vigas de aço com lâminas de concreto armado na face superior e inferior (concreto aparente).

Dado que toda esta área deve ter as deformações mínimas possíveis, optou-se por pré-tensionar com hastes Dywidag a área de tração do suporte em cruz e com pós-tensionar as lajes mistas do tabuleiro suspenso.

Deve-se notar que o concreto aparente é branco e que as características especiais da obra, estereotomia de desenho, presença de estrutura metálica, proximidade do mar, concreto espesso ora delgado ora espesso (0,12, 0,30, 0,42, 0,54) exigiam grande precisão no estudo da sua composição e no estudo da cofragem. A colaboração da empreitada incluindo a direcção e preparação do local, possibilitaram a conclusão com sucesso, com a qualidade necessária, do edifício projectado.

Localização

revista online

FG+SG
architectural photography

Arquitetura:
Localização: Viana do Castelo, Portugal
Função:
Cliente: Município de Viana do Castelo
Ano: 2000
Área: 3 130 m2
Construtor: Telhabel Construções S.A.