Casa em Formentor

Formentor, Palma de Maiorca, Espanha

Função:

Inserida num magnífico pinhal e ocupando um terreno com cerca de 3500 m2, esta casa localiza-se numa encosta íngreme, entre a rua e o mar Mediterrâneo, no extremo leste da península de Palma de Maiorca.

É constituído por três grandes volumes, que se integram sobre a topografia existente de uma plataforma situada a 22 metros acima do nível do mar, comunicando-se entre si através de passagens irregulares.

O pouco espaço para a execução das obras, devido ao declive acentuado, foi determinante em todo o processo de execução da obra, condicionando muitas vezes as obras, e como tal, a abordagem aos sucessivos problemas que surgiram, nomeadamente aqueles de contenção e escavação. Dada a relativa boa consistência e coesão do solo, a baixa presença de água e o “isolamento” dos edifícios vizinhos, foi proposta uma solução flexível do tipo muro de Berlim.

Destaco também a grande preocupação com a sustentabilidade ao longo de toda a fase de projeto e construção: a utilização de materiais ecológicos, a otimização e aproveitamento de todos os recursos existentes entre a casa e o ambiente exterior, tirando partido da máxima eficiência energética. Exemplos são telhados verdes, aberturas (luz e ventilação) voltadas para o sul, o isolamento térmico externo, etc …

Localização

revista online

FG+SG
architectural photography

Arquitetura:
Localização: Formentor, Palma de Maiorca, Espanha
Função:
Cliente: Privado
Ano: 2007
Área: 560 m2