Casa Pátio Sem Chão

Barranco del Abogado, Granada, Espanha

Função:

A singularidade do terreno, estreito e conjugado por uma inclinação de aproximadamente 70%, tornou-se o grande desafio deste projeto. Para além de valorizar inevitavelmente as magníficas vistas, criou inúmeros estímulos resultando numa proposta constituída por vários corpos que se juntam numa só casa, articulados por pátios e jardins, historicamente utilizados no bairro.

O resultado apresenta, do ponto de vista da implantação, um formato em zigue-zague: na extremidade superior apresenta um volume em consola, aproveitando a topografia; na extremidade inferior e alinhada com os edifícios contíguos, outro volume menor, como se escavado na terra. Uma escadaria ousada e um elevador estabelecem a ligação entre estes dois volumes.

Foram propostas lajes e paredes de concreto armado para garantir a estabilidade e dureza da edificação.
Dada a sua distribuição e orientação, conseguiram trabalhar apenas com esforço no seu plano, obtendo espessuras na ordem dos 20-25cm, com vantagens evidentes para a adequação dos espaços no projecto de Arquitectura. As lajes também foram propostas em concreto armado maciço.
Foram utilizados dois tipos de fundações: direta e indireta. Nas partes inferiores do edifício foram propostas fundações com espessura de 35 cm, interligadas por vigas de fundação; As microestacas foram propostas em zonas de grande necessidade de absorção de tensões horizontais e / ou tracção, ou devido à necessidade de utilização de maquinaria ligeira (dada a forte declividade do terreno e o estreito espaço dos terraços).
Para a execução da escavação, foi prevista uma contenção periférica do tipo “Berlim”.

Localização

revista online

Website do Arquitecto

Arquitetura:
Localização: Barranco del Abogado, Granada, Espanha
Função:
Cliente: Privado
Ano: 2009
Área: 301 m2
Construtor: não construído