Centro desportivo de alto desempenho

Panticosa, Espanha

Projetado para ser o centro do Sport Mountain High Performance em um lote relativamente pequeno para o vasto programa de construção. A partir desta premissa resultou uma edificação bastante singular em seus percursos, com vários níveis internos com grande detalhamento. Consequentemente a Estrutura em elementos laminares de concreto armado, tem uma leitura de projeto difícil, mas funcional devido à capacidade de transferência de carga desses elementos. O maior desafio, porém, foi a execução da face aparente em betão branco que envolve todo o edifício mas teve de ser desligada da restante estrutura, dadas as condições meteorológicas extremas, permitindo colocar o isolamento térmico.

Esta “casca” exterior, contínua e betonada em situ, implicou o recurso a técnicas e sistemas inovadores como a inserção de apoios que permitem as imperativas dilatações térmicas do betão.

O edifício é em grande parte enterrado, em solo granular com nível freático elevado, pelo que foi necessária a execução de um muro ensecadeira perimetral executado com recurso a duas linhas de colunas de solo-cimento. Havia ainda que ancorar a laje de fundo para resistir às pressões ascendentes. Desde o princípio da concepção que o edifício foi dotado de uma galeria perimetral com a função de garantir a ausência de infiltrações nas zonas habitáveis.

Esta galeria permitiria ainda a distribuição das infraestruturas a partir das áreas técnicas, o que seria impossível de outra forma, dada a complexidade dos percursos.

Por fortuna, no decurso da execução das microestacas e ancoragens foi interceptado um veio de água quente termal originando uma revisão do projecto para permitir o seu encaminhamento e aproveitamento.

O edifício dispõe de um ginásio, piscina interior com aparelhos, salas de massagem e tratamentos vários, sauna, piscina climatizada exterior, banhos termais, solário e uma extensa área técnica necessária ao funcionamento destes equipamentos e armazenamento/tratamento das águas.

Localização

Arquitetura:
Localização: Panticosa, Espanha
Cliente: Nozar
Ano: 2002
Group Categories: