Faculdade de Ciências e Informação – Universidade de Santiago

Santiago de Compostela, Espanha

Função:
“O edifício da faculdade de estudos de informação situa-se na zona do Burgo das Nações, integrado no novo campus universitário e ocupando um lote definido no respectivo plano parcial. Este lote é delimitado a norte pela Rua Castelão, a sul e a leste pela Avenida do Burgo das Nações, e a oeste pela escada que as liga. ”
“O corpo principal do edifício está colocado linearmente no sentido oeste-leste, respeitando o alinhamento a sul com o departamento de filologia. Tem três pisos: rés do chão e dois níveis na metade oeste do seu desenvolvimento transversal, e cave , térreo e um nível no restante comprimento. Suas dimensões são de 17,5 por 127 metros. “

“Essa mudança no nível do telhado se deve à necessidade de adaptação à topografia e às condições do programa. Na parte superior do edifício localizam-se nove salas de aula, em forma de anfiteatro, acessíveis por rampa, elevador e escadas, e no piso superior, gabinetes para docentes. No prédio inferior ficam os estúdios de rádio e artes visuais, além dos laboratórios de audiovisual.
Todas as áreas estão dispostas ao longo de uma galeria virada a norte, situando o átrio principal entre as salas de aula e as áreas audiovisuais. Estão localizados os laboratórios de arte audiovisual. A galeria também dá acesso às três partes do edifício implantadas perpendicularmente, com pé-direito entre 7 e 10 metros, que definem pátios abertos acima da Rua Castelão.
O volume situado na extremidade oeste da galeria corresponde ao auditório com 300 lugares.
Os dois volumes restantes no extremo leste completam a zona audiovisual e integram os estúdios de televisão e cinema. A biblioteca ocupa uma posição central, acessível a partir do átrio de pé direito duplo e o seu volume define um amplo pórtico de entrada. As escadas, elevadores e instalações sanitárias distribuem-se uniformemente ao longo do comprimento da galeria de circulação, de forma a cumprir as respectivas regulamentações. ”
(Credit)

Localização

revista online

Arquitetura:
Localização: Santiago de Compostela, Espanha
Função:
Cliente: U.S.C
Ano: 1995