Pavilhão Desportivo de Gondomar

Gondomar, Portugal

O pavilhão de Gondomar, conta com uma área total de 53 mil metros quadrados, dos quais 9.483 m2 de área coberta e 43.517 m2 de área descoberta. O seu custo ascendeu aos 20 milhões de euros, dos quais quatro milhões foram gastos na aquisição dos terrenos.

O pavilhão, com a forma elíptica, permite realizar eventos desportivos e culturais, para os quais conta com uma capacidade máxima de 4.400 espectadores distribuídos por 4 bancadas. A capacidade pode ascender aos 8.000 espectadores, em eventos que permitam ter o público em pé, como sejam os concertos. Fisicamente podem-se considerar duas zonas distintas.

O pavilhão, propriamente dito, de forma elíptica, amplo no seu interior, com o seu contorno constituído por uma dupla parede resistente (afastadas de cerca de 4 metros), ligadas entre si por paredes normais e por 4 níveis de pavimentos. Sobre o topo deste anel é apoiada a cobertura constituída por uma estrutura leve treliçada. Com fundações continuas e directas (solução aplicada á generalidade do edifício), o pavilhão tem um pavimento constituído por uma laje de betão com 20cm de espessura. No seu interior, existem ainda três bancadas fixas, cuja estrutura é constituída por lajes maciças inclinadas, apoiadas em pilares redondos, de betão armado.

Os anexos ao pavilhão destinam-se ao seu apoio e a sua estrutura é composta por elementos resistentes de betão armado ou misto de aço e betão aramado. Na generalidade do edifício, a concepção estrutural baseia-se na interligação de planos verticais, formando uma malha quase ortogonal, onde se apoiam placas que por vezes têm um vão de considerável dimensão.

O átrio de acesso é coberto por uma casca de betão apoiada de um dos lados em dois pilares que suportam o peso e o impulso horizontal, e no outro lado é suspensa de uma consola ao nível da cobertura do edifício contíguo sendo os impulsos transmitidos por pilares curtos apoiados na parede/laje vertical do edifício contíguo ( punçoamento ).

Localização

revista online

FG+SG
architectural photography

Arquitetura:
Localização: Gondomar, Portugal
Cliente: Município de Gondomar
Ano: 2000
Área: 53 000 m2
Construtor: Ferreira Build Power
Group Categories: