Universidade de Lérida

Lérida, Espanha

Função:

A Faculdade de Educação da Universidade de Lérida, situada na esquina nordeste do Campus Cappont de Lérida, ocupa um terreno com 4092m2. Esquematicamente, o edifício é em L, sendo que no rés do chão passa a ser em U, englobando o acesso ao edifício quadrado.
No rés-do-chão, na ala poente, situam-se as áreas administrativa e de gestão do colégio. Na sua articulação L, para onde convergem o acesso, a praça e o campus da via pedonal, encontram-se o hall e o núcleo central da circulação vertical. Do hall sobe a rampa-corredor em direcção à ala norte que comunica com as grandes áreas superficiais como as salas de música, na sua continuação encontra-se um braço que se estende para formar o U, onde se encontra o ginásio.

O corpo orientado a Poente é suportado pelas consolas longitudinais que se desenvolvem ao longo de toda a altura do edifício (o cércea atinge, em todo o seu perímetro, 16m). Os pisos são apoiados no pilar inferior, são apoiados em rotação pelos elementos da fachada de seu alinhamento, e garantem a estabilidade geral do volume. Trata-se de um edifício de 6660m2 cujo custo estimado ultrapassa os nove milhões de euros.
Nos pisos superiores, o edifício segue uma estreita repetição de funções e espaços, garantindo o escoamento de importantes circulações. É uma estrutura composta por elementos resistentes.

Localização

revista online

FG+SG
architectural photography

Localização: Lérida, Espanha
Função:
Cliente: Faculdade de Educação da Universidade de Lleida
Ano: 2002
Área: 6 660 m2